Aqueles que têm aves como bichinhos de estimação além de oferecer comida, água, mimos e muito carinho precisam também se atentar as unhas dos animais. Manter as unhas cortadas ajuda o dono no manuseio da ave e evita que o próprio pássaro não se machuque com as unhas compridas.
O corte é simples, mas necessita de muita atenção. As unhas são irrigadas com vasinhos de sangue e para não machucar, deve-se aparar apenas as pontinhas das unhas. Ah, não se assuste quando ver a própria ave “mordendo” suas unhas. Elas também podem roer quando estiver incomodando. Mas devemos ter atenção para saber se o motivo da mordedura não é por stress que pode levar a auto mutilação.
Se houver dúvidas com relação ao corte, ao tamanho ideal ou à saúde da ave, é indicado que o proprietário busque por um veterinário especialista em silvestres para que não aconteçam danos ao animal.
Curiosidade: Há quem sem pergunte o motivo de tantos cuidados minuciosos com os animais de estimação. No caso das aves devemos lembrar que na natureza elas teriam comportamentos extremamente diferentes do que têm nas casas. Dentre eles, o desgaste das unhas ocorreria de forma natural, na hora de andar pelos galhos, de se pendurar em árvores, de pousar e de se alimentar. Por isso, quando estão em casas, necessitam de cuidados especiais.